UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCult)
GRUPO DE ESTUDOS DE PAISAGEM EM LITERATURA (GEPLIT)

I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura: o mundo vivido à margem – narrativas, geograficidade, deslocamentos

EDITAL

A Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT), convida todos a participarem do I Encontro Internacional de Paisagem em Literatura: o mundo vivido à margem – narrativas, geograficidade, deslocamentos.

1. DA DATA

O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de junho de 2019.

2. DO LOCAL E HORÁRIO

Local: Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Centro de Ciências Humanas (CCH)

Horário: 8h00 às 19h00.

3. DOS VALORES

INSCRIÇÕES VALORES
Participação como ouvinte
VALORES
Participação com apresentação de trabalho
Estudante de Graduação Graduado e pós graduando Professores e pesquisadores
1º LOTE R$ 20,00
31/03/2019 a 12/04/2019
R$ 30,00 R$ 40,00 R$ 50,00
2º LOTE R$ 25,00
15/04/2019 a 03/05/2019
R$ 40,00 R$ 60,00 R$ 80,00
3º LOTE R$ 30,00
06/05/2019 a 07/06/2019
R$ 60,00 R$ 80,00 R$ 120,00

*Findado cada prazo o sistema fecha, não sendo mais possível pagar a inscrição no valor correspondente.
*Findado o prazo de algum lote, não será possível mais submeter trabalhos com o valor do mesmo.

 

3.1. A inscrição presencial para ouvinte, realizada no dia 18 de junho de 2019, no local do evento, custará R$ 50,00.

3.2. Os valores supracitados correspondem unicamente à inscrição no evento, tendo em vista que não ofereceremos um pacote que inclua alimentação e alojamento.

3.3. Recomendamos aos participantes que submeteram trabalhos para o presente evento a somente realizarem o pagamento de suas inscrições após o recebimento da carta de aceite.

3.4. O participante que tiver dois trabalhos aceitos deverá pagar por ambos os trabalhos.

3.5. O orientador que tiver interesse em receber os certificados correspondentes aos trabalhos submetidos pelos seus orientandos deverá efetuar o pagamento de sua inscrição na mesma modalidade de 01 (UM) de seus orientandos. Caso tenha mais de um orientando, é facultativo o pagamento dos demais. O orientador inscrito no evento que não comparecer à apresentação receberá APENAS o certificado de orientação.

3.6. O pagamento deverá ser realizado no site http://www.eniplit.com.br através de depósito bancário. Em caso de dúvidas ou problemas na realização do pagamento, favor entrar em contato conosco através do e-mail: eniplit2019@gmail.com

4. DA SUBMISSÃO DE RESUMOS

4.1. Para a apresentação de uma proposta de comunicação oral deverá ser submetido um resumo, contendo objetivos, quadro teórico, metodologia e resultados alcançados ou esperados. As submissões dos resumos deverão ser realizadas no site http://www.eniplit.com.br, no período de 31/03/2019 a 07/06/2019.

4.2. Os autores dos trabalhos escolhidos receberão o aceite em até 10 (dez) dias da sua submissão, via e-mail.

4.3. Somente será admitido 1 (um) trabalho por proponente como autor ou coautor do resumo, não sendo isso aplicado em caso de coordenação e orientadores.

4.4 Professores, pesquisadores e estudantes interessados na temática do evento poderão submeter seus trabalhos com assuntos correlatos a um dos "Eixos Temáticos" dispostos no item 5 do presente Edital, para apresentá-los em sessões de Comunicação oral.

4.5 Apresentação de trabalhos deverá ser individual ou em dupla que discutam fenômenos ou problemas relacionados às temáticas que dão título ao presente evento.

4.6 Estudantes de graduação somente poderão apresentar comunicação oral se tiverem a supervisão de um orientador, cuja titulação mínima deverá ser de mestre.

4.7 O tempo de duração da apresentação dos trabalhos será de 15 a 20 minutos.

5. EIXOS TEMÁTICOS

1. Literatura e Geograficidade

Na literatura, a geograficidade, termo cunhado por Eric Dardel (2011), encontra um meio profícuo para analisar a cumplicidade que as personagens ou, no caso da poesia, o eu-lírico estabelecem com o espaço. Amor à Terra, afetos e muitos sentimentos vêm à tona, quando o Homem não vê a Terra apenas como algo utilitário, mas a sente como parte essencial de sua vida. É na paisagem, união de todos os elementos relativos à Terra e ao Homem, que a geograficidade de fato surge. Assim, as discussões deste eixo articulam-se em torno das diversas maneiras pelas quais o Homem relaciona-se com o espaço (material, telúrico, aquático, aéreo ou construído), buscando sempre a cumplicidade com a Terra, na qual constrói e situa toda sua existência.

2. Literatura e gêneros de escrita de si

Espaço de ressignificação da memória por excelência, o conjunto de gêneros englobados na expressão foucaultiana “escrita de si” – diários, autobiografia, autoficção, correspondências, dentre outros – se insere na discussão do mundo vivido à margem de duas formas principais: uma metalinguística e outra pela natureza do seu conteúdo. A primeira se dá à medida que se explora o caráter híbrido e fronteiriço desses gêneros, que vem sendo problematizado de forma mais sistemática a partir do século XX na esteira de Philippe Lejeune, Maurice Blanchot e Serge Doubrovsky. A segunda, inter-relacionada à primeira, diz respeito ao lugar privilegiado que as escritas confessionais oferecem à (re)construção de imagens do passado e de si, que se manifestam nas mais diversas narrativas, na expressão da geograficidade e no registro dos meandros mais íntimos dos processos de deslocamento e desterritorialização, conforme defende, por exemplo, Diana Kingler sobre a narrativa latino-americana contemporânea. Nesse sentido, este eixo temático abrangerá trabalhos sobre as repercussões éticas e estéticas das escritas de si, consideradas de maneira ampla, e abordadas, dentre outras possibilidades, como: forma de expressão literária; em suas consequências para noções centrais da crítica e da teoria literária (como a discussão do “retorno do autor” e “gênero híbrido”); documento de estudo historiográfico, antropológico, sociológico, filosófico e interdisciplinar. São esperadas, portanto, reflexões sobre as fronteiras entre os gêneros de escrita de si e o que tradicionalmente se considera como gêneros literários, em diálogo com a condição de sujeito exilado, migrante ou marginalizado que esses textos possam expressar.

3. Literatura e Interartes

O presente eixo temático tem por objetivo a discussão de questões sobre a Literatura na sua relação com outras artes, a saber: a pintura, a fotografia, a música, o cinema, dentre outras expressões. Enquanto representação e experiência, daremos enfoque ao lugar dos excluídos social, histórico, cultural e geograficamente, pois a Literatura se constitui como uma forma de compreender o mundo, como afirma Massaud Moisés (2012, p. 28) e, “se a vida de cada um corresponde a um esforço persistente de conhecimento, superação e libertação, à Literatura cabe um lugar de relevo, como ficção expressa por vocábulos polivalentes”, nesse sentido a arte literária revela mundos possíveis em várias materialidades. No tocante aos estudos interartes, Solange de Oliveira (2012, p. 21) destaca que “A arte contemporânea habita assim um universo de profundo pluralismo e total tolerância”, possibilitando, portanto, diálogos discursivos e intersemióticos no campo das artes. Assim, esse eixo abraçará trabalhos que relacionem a Literatura com outras artes com vistas à compreensão e expressão das denúncias humanas no universo do imaginário artístico.

4. Literatura e Processos Migratórios

Talvez possamos agora sugerir que histórias transnacionais de migrantes, colonizados ou refugiados políticos - essas condições de fronteira e divisas - possam ser o terreno da literatura mundial [...]" (BHABHA, 1998, p. 33). Seguindo essa linha de raciocínio, o eixo pretende englobar trabalhos que versem sobre as possíveis intersecções entre Literatura e os diversos processos migratórios, a fim de entender como esses deslocamentos e suas consequências aparecem na Literatura e a mútua influência entre os campos. Como processos migratórios, são compreendidos: exílios, êxodos, diásporas, refúgios, ou seja, deslocamentos coletivos ou individuais que impliquem uma mudança de território e as seguintes etapas: o abandono do lugar de origem, a subsequente viagem e o estabelecimento em um novo lugar. Portanto, além de abordar o deslocamento migratório em si, como o fazem Celso A. Salim (1992) e André B. Golgher (2004), por exemplo, o estudo da migração também compreende causas e consequências, como o hibridismo e o entre-lugar de Bhabha (1998), comuns efeitos da troca cultural entre povos e culturas através dos migrantes, as tensões e relações de poder entre as sociedades, como observa Edward Said (2003), e suas implicações territoriais e subjetivas, como analisam Eduardo Marandola Jr. e Priscila Dal Gallo (2010), entre tantos outros autores.

5. Literatura e Turismo Cultural

A Literatura suscita os mais variados diálogos, seja com a geografia, a cultura e o turismo, em especial o turismo cultural. Compreende-se por Turismo cultural as atividades turísticas relacionadas à vivencia do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura (BRASIL, 2006, p.10). Desse modo, procura-se estreitar as relações entre literatura e turismo, visto que ambas contribuem tanto para o aprendizado e lazer, quanto para o conhecimento propriamente dito. Os contributos teóricos dessas relações implicam não somente uma literatura de viagem, mas, de forma mais profunda, agregam valores e sentimentos aos lugares de memória e expressividade cultural. “A experiência é constituída de sentimento e pensamento. O sentimento humano não é uma sucessão de sensações distintas; mais precisamente, a memória e a intuição são capazes de produzir impactos sensoriais no cambiante fluxo da experiência, de modo que poderíamos falar de uma vida de sentimento como falamos de uma vida de pensamento”. (TUAN, 2013, p.19.) As relações, portanto, que se estabelecem com a literatura e o turismo envolvem sentimentos indissociáveis da cultura e suas variadas concepções. Espera-se que as relações provenientes entre Literatura e turismo ampliem as discussões e possibilitem a criação de trabalhos relacionados ao eixo proposto.

6. Literatura dos Socialmente Deslocados

Este eixo tem como foco os estudos da representação e da autorrepresentação de indivíduos deslocados socialmente, que têm suas identidades marcadas por mecanismos de exclusão social, ou por seu gênero/sexualidade, classe, etnia, ou relativo ao lugar de pertencimento. Nesse sentido, interessam-nos estudos que problematizam narrativas, realizadas pelos próprios excluídos, que assumem um sério esforço de interpretação desses mecanismos. Dentre as quais, a obra Quarto de despejo (1960), de Carolina de Jesus — mulher negra, favelada, catadora de papelão e autora —, apresenta-se como representante inconteste. Serão bem-vindas também propostas que discutam as denominações: escrita de periferia, literatura marginal e literatura dos excluídos, assumidas com uma conotação positiva, enfatizando não apenas a carência, mas a ideia de pertencimento. Será, assim, discutida a ideia de que "ser da periferia”, “ser marginal” ou "ser excluído" "significa participar de um certo ethos que inclui tanto uma capacidade para enfrentar as duras condições de vida, quanto pertencer a redes de sociabilidade, a compartilhar certos gostos e valores” (MAGNANI, 2006, p. 40). Além disso, buscamos contemplar pesquisas que ampliem as discussões em torno da exigência do “morar dentro do tema”, contestada por escritores como FERRÉZ (2012), que defende: “Não quero ser cronista do inferno a vida toda. Já moro no tema. Ter de remoer isso é doloroso”. Isso revela um paradoxo, uma armadilha e até “uma prisão” para a literatura dos socialmente deslocados, pois, ao atrelar a situação socioeconômica e o local de origem do autor a uma determinação de um tipo de conteúdo ou linguagem, supostamente necessário a uma obra para caracterizá-la como pertencente a um gênero literário específico, torna-a limitada e, ainda, excludente.

6. DAS NORMAS DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS

6.1. NORMAS GERAIS DE FORMATAÇÃO

6.1.1. Fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, margens superior e inferior (2,5 cm), direita e esquerda (3 cm).

6.2. TÍTULO

6.2.1. Localizado na primeira linha da página; em negrito; centralizado; caixa alta.

6.3. NOME DO(S) AUTOR(ES)

6.3.1. Localizado(s) na terceira linha após o título; alinhado à direita; sobrenome em caixa alta, seguido pela sigla da instituição a que está vinculado, colocada entre parênteses; abaixo, inserir o endereço eletrônico para contato (e-mail).

6.4. CORPO DO TEXTO

6.4.1. Localizado na terceira linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), sem figuras ou gráficos;

6.4.2. Deve conter no mínimo 250 palavras, com alinhamento justificado e apenas uma entrada de parágrafo (1,25 cm);

6.4.3. Não colocar bibliografia;

6.4.4. Para indicar referência bibliográfica no corpo do resumo, empregar (sobrenome do autor, ano) entre parênteses.

6.5. PALAVRAS-CHAVE

6.5.1. Localizadas na segunda linha após o corpo do texto, em negrito.Indicar 3 palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula e ponto no final; caixa alta apenas na primeira letra de cada palavra.

7. DOS CERTIFICADOS

7.1. Para a obtenção do certificado, o participante inscrito deverá:

Certificado geral do evento (Carga horária – 20 horas) Registrar sua presença em 70% das apresentações promovidas pelo evento.
Certificado de apresentação de trabalho (Sem carga horária) Registrar sua presença na ata de monitoria, que será disponibilizada na data da apresentação.
Certificado de Orientação (Sem carga horária) Estar inscrito no evento

7.2. Somente receberá o certificado de apresentação de trabalho quem comparecer no dia de sua apresentação.

7.3. A emissão dos certificados será realizada através do site do evento e o participante terá o prazo máximo de três meses para emiti-lo. Findo esse período, a organização do evento ficará isenta de qualquer responsabilidade sobre a emissão do certificado.

8. DA PUBLICAÇÃO

8.1. O evento contará com duas publicações: caderno de resumos aprovados, disponibilizado em plataforma digital, assim como os anais contendo os trabalhos completos selecionados.

8.2. Prazo para envio do trabalho completo: 45 dias após o evento.

8.3. Regras de formatação do trabalho completo: anexo II do Edital

8.4. Os trabalhos selecionados pela comissão organizadora serão publicados, em plataforma digital, nos anais do evento. Essa publicação ocorrerá em até 45 dias após o evento.

8.5. Orientadores terão que pagar a inscrição do evento, na modalidade apresentação de trabalho, caso queiram constar como coautores na publicação de seus orientandos.

8.6. Mesmo que o orientador tenha vários orientandos, ele pagará uma única inscrição e seu nome constará em todos os trabalhos.

NOTA: Caso o autor não tenha interesse na publicação do artigo submetido, favor entrar em contato conosco através do e-mail: eniplit2019@gmail.com

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. Informações complementares, questões relativas à submissão de propostas, sanar dúvidas sobre o evento, entre em contato conosco por um dos seguintes canais:

Email: eniplit2019@gmail.com

Site: http://www.eniplit.com.br

ANEXO I

PROGRAMAÇÃO

DIA 18/06
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
8h-9:30h CREDENCIAMENTO
10:20h às 12h Solenidade e Conferência de Abertura Auditório Setorial
10:30h Conferência de abertura a ser proferida pela Profa. Dra. Ana Paula Coutinho (Universidade do Porto) Auditório Setorial
Intervalo
14:00h - 16:30h Comunicações orais Auditórios e salas
17:00h – 18:30h Mesa redonda a ser composta pelos professores Francisco Ferreira de Lima (UEFS); Maria Elvira Brito Campos (UFPI); Gerson Neuman (UFRGS) Auditório Setorial

 

 

DIA 19/06
HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL
08:00h – 10:30h Comunicações orais Auditórios e salas
11:00h – 12:30h Mesa redonda a ser compoosta pelos professores Maria Luiza Berwanger (UFRGS); Ida Alves (UFF); Profa. Ana Salgueiro, doutoranda, investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e investigadora colaboradora da Universidade da Madeira Auditório Setorial
Intervalo
14:00h– 15:30h Mesa redonda composta por pesquisadores ligados à fotografia, ao cinema e à música Auditório Setorial
16:00h- 17:00h Lançamento de livros Hall do Auditório Setorial
17:30h – 18:30h Conferência de encerramento a ser proferida pela Profa. Mônica Simas (USP) Auditório Setorial
19:00h Apresentação cultural

ANEXO II

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO

1. O nome do autor deve vir na 1ª pagina, logo abaixo do título, alinhamento à direita, Times New Roman, tamanho 12.

2. Título principal: centralizado, em negrito, com letras maiúsculas, Times New Roman, tamanho 14; se houver subtítulo, mesmas regras, porém sem negrito.

3. Corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12.

4. Espaçamento: Espaço simples, entrelinhas e parágrafos; espaço duplo entre partes, tabelas, ilustrações etc.

5. Recuo Especial – Primeira linha: 1,25 cm.

6. Citações textuais:

a) até 3 linhas: marcadas entre aspas no corpo do texto;

b) com mais de 3 linhas: justificada e recuada em 4 cm, sem aspas, corpo 10.

7. Títulos das seções primárias: centralizados, em negrito, com letra maiúscula; com numeração (1, 2, 3...), corpo 12; introdução, desenvolvimento, conclusão, notas e referências seguem o mesmo padrão.

8. Títulos das seções secundárias: centralizados, com letra maiúscula; com numeração (1.1, 1.2, 1.3...), corpo 12.

9. Títulos das seções terciárias: centralizados, em negrito, com letra minúscula; com numeração (1.1.1, 1.1.1, 1.1.3...), corpo 12.

10. Títulos das seções quartenárias: centralizados, com letra minúscula; com numeração (1.1.1.1, 1.1.1.2, 1.1.1.3...), corpo 12.

11. Referências bibliográficas: As informações acerca das obras consultadas devem ser padronizadas de acordo com a Norma para Elaboração de Referências Bibliográficas – NBR 6023/2002, da ABNT. OBS: O título da obra deve ser destacada em negrito.

12. Configuração de página: Margens - 2,5 cm em todos os lados, Orientação – retrato e Tamanho – A4./p>

13. Número de laudas: Mínimo de 10 e máximo de 15.

NOTA: Para suprir qualquer lacuna presente neste documento, utilizar as atuais normas da ABNT.