CONVIDADOS

  • Convidados I ENIPLIT

    Ana Paula Coutinho

    CONFERÊNCIA DE ABERTURA

    PAISAGENS DA EXILIÊNCIA: FRONTEIRAS REAIS E SUTURAS IMAGINÁRIAS

    RESUMO

    Ana Paula Coutinho é Professora associada do Departamento de Estudos Portugueses e Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde tem lecionado sobretudo nas áreas da Literatura Comparada e dos Estudos Franceses. Doutorada em Literatura Comparada (1998) e com Agregação em Literaturas e Culturas Românicas (2010), sempre se dedicou à literatura contemporânea numa perspectiva comparatista, tendo nos últimos anos desenvolvido particular investigação no domínio das interculturalidades e das representações literárias e artísticas das migrações e do exílio. Integrou vários anos a Direção do Instituto de Literatura Comparada (2001-2003; 2012-2015; 2015…) e é atualmente a sua Coordenadora Científica.

  • Convidados I ENIPLIT

    Ana Salgueiro

    MESA REDONDA: LITERATURA E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL, MUNDO VIVIDO À MARGEM, LUSOFONIA REVISITADA

    LUGARES SEM NOME | POEMAS-PAISAGENS E PAISAGENS-POEMAS.A INSCRIÇÃO DO (IN)VISÍVEL NO MAPA DA LUSOFONIA

    RESUMO

    Ana Salgueiro é doutoranda em Estudos de Cultura na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e licenciada em LLM-Estudos Portugueses, por esta última faculdade. Atualmente é investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP e do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL).

    Como investigadora, o seu trabalho, quer na área dos Estudos Literários, quer na área dos Estudos de Cultura, quer na área dos Estudos Insulares, tem-se ocupado sobretudo dos sistemas insulares da Macaronésia Lusófona. Assumindo preferencialmente enquadramentos interdisciplinares, aborda questões como: o exílio e a mobilidade humana, cultural e textual; as implicações entre cultura e poder; a relação entre fenómenos culturais, imaginários e fenómenos naturais; o papel do discurso artístico (literário e visual) e do discurso académico nas sociedades contemporâneas. Este trabalho tem sido apresentado em reuniões científicas e eventos culturais, encontrando-se publicado em livros, atas e publicações periódicas especializadas, nacionais e internacionais. Paralelamente, Ana Salgueiro tem integrado Comissões Organizadoras de vários encontros académicos internacionais e regionais.

  • Convidados I ENIPLIT

    Ida Alves

    MESA REDONDA LITERATURA E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL, MUNDO VIVIDO À MARGEM, LUSOFONIA REVISITADA

    O QUE A UNIVERSIDADE FAZ EM LETRAS: PÁGINAS PAISAGENS LUSO-BRASILEIRAS EM MOVIMENTO

    RESUMO

    Professora Titular de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras - Universidade Federal Fluminense, Doutora em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa - Estudos de Poesia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Pós-Doutora pela PUC-MG e pela Université Sorbonne-Nouvelle - Paris III, diretora do Instituto de Letras a partir de 16/07/2015 (gestão 2015-2019). Lidera, com a Profa. Dra. Celia Pedrosa, o grupo de pesquisa "Poesia e Contemporaneidade", sediado na UFF. Também lidera o grupo de pesquisa "Estudos de Paisagem nas literaturas de língua Portuguesa" com a Profa. Dra. Marcia Manir, da Universidade Federal do Maranhão. Tem livros organizados e coorganizados sobre poesia portuguesa moderna e contemporânea e poesia brasileira em diálogos críticos, capítulos de livros, diversos artigos publicados em periódicos qualificados nacionais e internacionais, e trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, da UFF, com orientações de mestrado e doutorado, além de supervisão de pós-doutorado.

  • Convidados I ENIPLIT

    Francisco Ferreira de Lima

    MESA REDONDA "IMAGEM E LITERATURA: DESLOCAMENTO, ENTRE-LUGAR E MODOS DE LER A PAISAGEM

    MODOS DE LER UMA PAISAGEM: OS DESVALIDOS DE FERNANDO NAMORA EM O TRIGO E O JOIO

    RESUMO

    Francisco Ferreira de Lima é graduado em Letras pela UFBA (1977), Mestre em Literatura Portuguesa pela PUC/RJ (1984), Doutor em Literatura Portuguesa pela USP (1996) e pós-doutor pela University of London - King's College (2000). É Professor Pleno aposentado de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana. Sua produção científica articula conexões entre Literatura e História no exame da literatura portuguesa de viagens do século XVI e na ficção portuguesa contemporânea, especialmente a do século XX. Além de dezenas de artigos publicados em periódicos especializados nacionais e estrangeiros, é autor de "O outro livro das maravilhas - a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto" (1998); "Do Inventário à invenção - Redol e e o Neo-Realismo" (2002), "O Brasil de Gabriel Soares de Sousa & outras viagens" (2009), e organizador de "Sem comparação: Torga, Rosa e cia. ltda." (2013).

  • Convidados I ENIPLIT

    Deborah Oliveira

    MESA REDONDA "MÚSICA, CINEMA E FOTOGRAFIA: A OPTMIZAÇÃO DE ESPAÇOS, A IMAGEM EM MOVIMENTO, A ARTE EM SÉRIE FOTOGRÁFICA"

    O PAPEL SOCIAL DA PERFORMANCE E A OPTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE PEQUENO PORTE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-SOCIAL DAS APRESENTAÇÕES DE RECITAIS

    RESUMO

    É doutora em Música - Estudos em Performance - pela Universidade de Aveiro, Portugal (2016); Mestrado em Música - Vocal Performance - por The Boston Conservatory, Estados Unidos da América (1997); Bacharelado em Música - Canto - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (1994); Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí e membro do Núcleo de Pesquisa em Música da mesma instituição (NUPEMUS); colaboradora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md Aveiro - Portugal). Tese: A Expressividade do Corpo na Performance Vocal. Principais focos de experiência e interesse na área de Música e Artes: Canto, Técnica Vocal, Teatro Musical, Ópera, Movimento Cênico-Corporal do Cantor, Expressão Corporal. Bolsa SANTANDER Jovens Professores e Pesquisadores, em 2012. Bolsa CAPES no âmbito do Programa de Bolsas para Doutorado Pleno no Exterior, de 2013 a 2016.

  • Convidados I ENIPLIT

    Flaviano Menezes

    MESA REDONDA "MÚSICA, CINEMA E FOTOGRAFIA: A OPTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS, A IMAGEM EM MOVIMENTO, A ARTE EM SÉRIE FOTOGRÁFICA"

    MORADAS, CIDADE E ARTE CINEMATOGRÁFICA: criação de imagens-movimento em prol de uma educação patrimonial

    RESUMO

    Mestrado em Cultura e Sociedade (2014) pela Universidade Federal do Maranhão, graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2011), graduação em Letras pelo Centro Universitário do Maranhão (2007), pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Atenas Maranhense (2008). Atualmente é docente do Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Pitágoras - Maranhão e do Curso de Licenciatura em Filosofia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA.

  • Convidados I ENIPLIT

    Gerson Neumann

    MESA REDONDA "IMAGEM E LITERATURA: DESLOCAMENTO, ENTRE-LUGAR E MODOS DE LER A PAISAGEM"

    O SABER-SOBRE-VIVER DAS ARTES. OS DES-LOCAMENTOS E A TRADUÇÃO DO DIA A DIA

    RESUMO

    Professor Associado de Literatura e Língua Alemã na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduado em Licenciatura Letras Português-Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1995), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura - Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em Ciências da Literatura pela Freie Universität Berlin - FU-Berlin (2004) com bolsa DAAD. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Alemãs, Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Estudos Culturais e de Tradução. Atua em pesquisas, principalmente com os seguintes temas: Literatura alemã, Literatura em língua alemã no Brasil, história da imigração alemã no Brasil, ensino da língua e literatura alemãs no Brasil, identidade cultural e nacional e estudos culturais, prática do Hunsrückisch no Brasil, migração e questões de fronteira e as questões da literatura sem morada definida. Participa do projeto binacional Atlas Lingüístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata: Hunsrückisch (ALMA-H). É integrante dos Grupos de pesquisa RELLIBRA - Relações Lingüísticas e Literárias Brasil-Alemanha (USP), Ícaro (UFPel). É integrante do NET (Núcleo de Estudos da Tradução) da UFRGS e do POINTS. É pesquisador-fundador do CDEA - Centro de Estudos Europeus e Alemães.

  • Convidados I ENIPLIT

    Maria Elvira Brito Campos

    MESA REDONDA "IMAGEM E LITERATURA: DESLOCAMENTO, ENTRE-LUGAR E MODOS DE LER A PAISAGEM

    O ENCONTRO ENTRE LOBO ANTUNES E SEU AVÔ NO "ENTRE-LUGAR" DO TEMPO E DO ESPAÇO: A INFÂNCIA COMO TERRITÓRIO DE CRIAÇÃO

    RESUMO

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989), Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (1999), Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2013). Atualmente, é Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.

  • Convidados I ENIPLIT

    Maria Luiza Berwanger

    MESA REDONDA LITERATURA E PAISAGEM: CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL, MUNDO VIVIDO À MARGEM, LUSOFONIA REVISITADA

    PAISAGEM ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA

    RESUMO

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS. Pós-Doutora pela Université de La Sorbonne-Nouvelle Paris III, onde também atua como pesquisadora convidada; Mentora do projeto de Cooperação de Doutorado (Literatura Comparada), em regime de Co-tutelada UFRGS com a Université de La Sorbonne-Nouvelle Paris III. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Francesa e Francófonas e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Alteridade, Paisagem, Intertextualidade, Interdisciplinaridade (literatura e outras artes, literatura e medicina, literatura e arquitetura, literatura e psicanálise, literatura e filosofia), Paisagem Poética, Poesia Modernista e Contemporânea, Estudos da Tradução Literária e Subjetividade. Leitura simbólica de Memória Social e Memória Individual. Estudo da Geografia Literária vista como Espaço e Tempo entrecruzados. Foi contemplada com os prêmios: ANPOLL de "Tese do Ano" em 1996; Prêmio Açorianos pela organização da obra Dispersos, de Eduardo Guimaraens (Editora Libretos, em 2002.).

  • Convidados I ENIPLIT

    Mônica Simas

    CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

    DESLOCAMENTOS E PAISAGENS EM TRÊS POETAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANTÓNIO PEDRO, JOÃO RUI AZEREDO E ALBERTO ESTIMA DE OLIVEIRA

    RESUMO

    Mônica Simas é, desde 2003, Professora Associada da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente na Área de Literatura Portuguesa pela mesma instituição, coordena o LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia) e o Grupo Macau: "literaturas, línguas e culturas", certificado no CNPq. É pesquisadora do CNPq com o projeto "Porta Macau: constructos ficcionais e poéticos de modos de viver em contextos multiculturais. Fez Pós-Doutorado, sob supervisão de Yao Jing Ming, Professor da Universidade de Macau, em 2015. Foi Professora Visitante na Universidade de Florença em 2014. Colabora no Grupo Literatura e Paisagens, coordenado pela Professora Ida Alves, da Universidade Federal Fluminense. As principais vertentes de pesquisa são as culturas portuguesas na Ásia, Literatura de Macau e os Orientalismos. Além disso, dedica-se ao estudo da poesia de língua portuguesa contemporânea e suas relações com os estudos da paisagem e da geografia. Da sua produção bibliográfica destacam-se os títulos Contributos para o estudo de Literatura de Macau - Trinta Autores de Língua Portuguesa (2016), publicado pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau; Margens do Destino: Macau e a literatura em língua portuguesa (2007), publicado pela editora YENDIS; Dor e Desejo (2010), organizado com as professoras Paola Poma e Marlise Vaz Bridi, pela editora Paulistânia; Uma pequena antologia de poesia de Macau, 3 Poetas, 21 Poemas, pelo Centro Cultural de São Paulo (2013), inúmeros capítulos de livro sobre a literatura de Macau. Em 2008 recebeu o Prêmio "Talentos 2007", oferecido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal pelo ensino e divulgação da Literatura.

  • Convidados I ENIPLIT

    Maria Thereza Soares

    MESA REDONDA "MÚSICA, CINEMA E FOTOGRAFIA: A OPTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS, A IMAGEM EM MOVIMENTO, A ARTE EM SÉRIE FOTOGRÁFICA"

    NARRATIVAS VISUAIS A PARTIR DAS FOTOGRAFIAS DA OBRA DE MÁRCIO VASCONCELOS NA TRILHA DO CANGAÇO – O SERTÃO QUE LAMPIÃO PISOU

    RESUMO

    Mestra em Cultura e Sociedade (UFMA) e Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação. Possui bacharelado em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2009). Estudou Imagem na École Nationale Superiéure Louis Lumière (2007/2008). Fotógrafa atuante desde 2001. Realiza séries fotográficas autorais. Tem experiência na área de Cinema, Comunicação Social e Artes Visuais com ênfase em Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, artes visuais e cinema.